01/11/2016

Rezadeira: O Caso da família Cabral - Carlos Rodrigo


“Você acredita em espíritos? Espíritos malignos, para ser mais exato. Se a resposta for negativa, peço que a repense, ao menos depois de conhecer a minha história. Eu também não acreditava, e você nem imagina o que aconteceu comigo, com a minha família.” – Lúcia Cabral. 

Carlos, Lúcia e seus filhos João e as gêmeas Maria e Lua se mudam para uma casa em Crato, no Ceará. A família estava vivendo como uma família normal num sobrado com traços da arquitetura barroca. Todos diziam que a casa era amaldiçoada, mas a família não era supersticiosa e acabaram ignorando todas as historias dos fatos que ocorreram antes.

Foi quando tudo começou e a primeira pessoa a sofrer com a assombração foi João, mas sua mãe diz que foi só um pesadelo só que garoto sabe oque viu e ele entra em total desespero. Manchas começam a surgir no seu copro igual catapora e queima de febre. 
Depois da segunda vez da aparição o caos se espalha.

“Três, dois, um... A um passo do inferno”

O conto "Rezadeira - O Caso da Família Cabral" tinha tudo para ser um conto maravilhoso de terror e suspense, mas quase chegou lá. O conto tem 20 páginas, poucas para uma história que poderia ser bem mais aprofundada, assim como a dos personagens e os mistérios. 
No final, em que se é apresentada a entrevista com Carlos Rodrigo, autor do conto, ele se retrata quanto à possibilidade de escrever uma nova obra, dando continuidade à história da família Cabral: "[...] Tenho planos de escrever um livro, com outra história que envolve a rezadeira, no qual teremos mais explicações sobre ela (a rezadeira, Nalu, realmente morreu como as pessoas acham que o assassinato aconteceu? Por que ela se tornou um espírito maligno?) e onde, também, teremos a participação da família Cabral. Por enquanto são somente planos, ainda não em fase de execução. Talvez eu nem execute."

Carlos poderia escrever mais sobre o enredo e sobre a rezadeira, considerando que a ideia principal é muito boa. Mas, a cadência em que os fatos e as histórias se resumem acabam sendo um tanto rasas, tendo como interlocutor um leitor curioso. Caso ele tivesse algumas páginas a mais, seria uma leitura mais proveitosa. 

Quando li a resenha do conto, fiquei muito interessado e com as expectativas lá em cima. Contudo, o conto não alcançou como eu imaginava porque no final algumas coisas ficaram abertas. podendo ser uma coisa positiva para alguns leitores levando ao questionamento dos fatos.

Para uma leitura rápida de um conto de horror, recomendo o conto "Rezadeira - O Caso da Família Cabral" do Carlos Rodrigo.





29 comentários:

  1. Olá
    Eu já conhecia esse título, mas foi ótimo poder conferir algumas de suas impressões a respeito. É um conto bem rápido de ser lido né?! Ainda mais para quem curte o gênero em destaque, e realmente gostaria de poder conferir também. Imagino mesmo que por ser curto, o leitor pode sentir falta de um desenvolvimento maior.. quem sabe ele possa escrever mais né..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de finais em aberto. Faz o leitor imaginar os milhões "e se..." que podem significar aquele desfecho. É uma pena que para você não tenha funcionado tão bem.
    Não sou muito de ler contos, mas como gosto de histórias de horror e espíritos fiquei curiosa com este e vou procurá-lo.

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido alguns elogios para com o conto e acho que a sua resenha foi a menos empolgada que eu tive a oportunidade de ler. Valeu pela sinceridade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia o conto, adoro contos de terror, acho gostosos de ler, rápidos, mas infelizmente esse não me despertou interesse, quem sabe em algum momento eu tente!

    leiturasdebrain.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que pena que nao atendeu as suas expectativas, as vezes a sinopse parece incrivele quando vamos de fato ler, nos frustramos. Me interessei pelo conto, tenho medo de ler coisas desse genero, mas por ser um pouco raso, como voce mencionou, talvez eu possa ler um pouco mais tranquila e sem medo de dormir no escuro haha

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar nesse livro, li uma outra resenha que também me deixou curiosa pra conferir.
    Que pena que não fez jus às suas expectativas, mas pretendo ler mesmo assim, pois quem sabe não tenho uma opinião diferente, né? Mas não vai ser no momento, deixa mais pra frente!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?? Eu já vi diversas críticas sobre esse conto e todas foram muito positivas e eu estou mega curiosa para ler e tirar minhas próprias conclusões até porque amo o gênero. Pena que você nao curtiu tanto a leitura mas mesmo com seus apontamentos estou curiosa para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. O enredo do conto parece super bacana, pena que para você deixou algo a desejar, precisava de mais profundidade, quando tiver a oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu também já li imensas resenhas do livro, mas ao contrario de ti nao me senti muito cativado ou interessado pelo tema/premissa! :)

    QUe pena que as expectativas altas prejudicaram.. Eu também nao gosto nada de finais com pontas em aberto.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriel,
    Já li esse conto e achei muito bem construído, claro que tem pontas abertas, aliás, acho que isso é algo que encontramos em contos. Entretanto, enho esperanças que o autor escreverá outras obras e trará maiores explicações, pois, como você disse, a ideia é ótima.
    É uma pena que você não tenha gostado tanto assim do conto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que pena saber que o conto não supriu suas expectativas, é realmente ruim quando isso acontece né? Por isso que eu amo e odeio contos ao mesmo tempo. Se não for bem desenvolvido em poucas páginas, pode não ficar bom realmente.
    Apesar do seus pontos, fiquei curiosa para conferir a obra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu adoro contos e estava com bastante vontade de ler esse, mas saber que fica com esse final em aberto me deixou um pouco desanimada porque eu geralmente não gosto de obras que terminam assim, gosto de tudo bem fechadinho. Que pena que não supriu suas expectativas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gosto de contos, mas prefiro quando eles deixam o leitor com a sensação de ter lido tudo e está satisfeito. Pelo visto isso não acontece aqui. Uma pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Eu gostei muito de sua resenha, eu não me interesso muito por livros inteiros de terror, mas gosto bastante de contos e crônicas de terror, pois o susto é menor, pelo menos no meu ponto de vista. Eu acho que vou dá uma conferida neste conto um dia.
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Curti muito a sua resenha, mas infelizmente esse conto não me chamou a atenção porque eu não curto muito ler contos justamente por ficar com essa sensação que você teve :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oi, Biel

    Contos nunca serão leituras 100% satisfatórias, pois semore vamos ficar com aquele gostinho de quero mais. Já havia visto divulgações desse conto e mesmo com as suas ressalvas ele me pareceu interessante. Tomara que ele transforme mesmo a ideia do conto em um livro completo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Gabriel.
    O enredo do conto parece ser bom, uma pena que o autor não se aprofundado muito na escrita. Mas ainda bem que tema possibilidade dele escrever um livro a partir desse conto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi Biel, eu já vi recomendações do Rezadeira em outros blogs,e confesso que chamou minha atenção. Uma pena ele ser curtinho (falou a louca das séries e livros looooongos...rs). Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu vi algo sobre esse conto por ai e tinha ficado curiosa,porque achei a premissa curiosa, mas agora lendo sua resenha desanimei :/ Acredito que foram poucas páginas mesmo e que não dá para desenvolver bem a história. Por fim, espero que o autor decida escrever um livro mais completo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu sei como é ficar decepcionada com um livro. Esse tem uma premissa interessante e eu provavelmente iria comprá-lo esperando uma leitura maravilhosa. Parece que o autor não desenvolveu muito bem a ideia e isso é uma pena. Espero que ele dê continuidade, pois a ideia tem tudo para ser muito boa.
    Abs ^^

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Nossa, por isso que não gosto de contos. Sempre fico com aquela sensação de que faltou algo na trama, que poderia ser desenvolvido em um livro de mais de 200 páginas.
    Espero que o autor consiga fazer uma trama sobre esse tema.
    Bjks
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  22. Que legal,já ouvi falar muito bem desse conto,tenho vontade de ler ele mas estou sem tempo com tantas coisas para ler,quem sabe nas férias quando eu tiver mais tempo pois adoro contos de terror e ainda mais envolvendo espiritos

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Já li a obra e também achei um pouco rasa, o final mais aberto talvez tenha sido proposital para que houvesse então esse aprofundamento da obra no futuro. Torço para que realmente isso aconteça porque gostei bastante do conto e adoraria ver um pouco mais sobre os apuros da família.
    A leitura flui rapidamente e a escrita do Carlos é bem envolvente.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!!
    Sua resenha já é a segunda que leio sobre esse conto e assim como na primeira vez continuo mega interessada em ler o conto e saber em detalhes o que aconteceu com a família Cabral..Vc sabe onde posso encontrar para ler?

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/titulo-quando-o-amor-bater-sua-porta.html

    ResponderExcluir
  25. Oi, Biel!
    Menino o conto é um belo de um clichÊ dos filmes de terror atuais, né? Uma família que não crê nas forças do mal até viver isso numa casa onde houve um assassinato ou coisa do tipo. Acho difícil esse tipo de história ser tão completa num conto. Espero que o autor desenvolva mais.

    Bj.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. UAU!

    Ultimamente estou descobrindo tantas novidades do gênero Terror que fico impressionada.

    Simplesmente ADOREI!

    Dica super anotada e espero me surpreender também no que me aguarda com "Rezadeira - O caso da família cabral"

    NOTA 10 para resenha (:

    ResponderExcluir
  27. Olá, adorei essa dica, já quero conferir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bem?
    Olha, eu tenho um certo medinho de contos/livros de terror viu? Mesmo a história sendo bem rasa, não sei se eu leria... Mas que pena que não foi uma leitura tão proveitosa para você, quem sabe o autor escreva mais né?

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Biel,
    gostei dos comentários pontuais que fez sobre o desenvolvimento do conto, mas é isso, contos acabam sendo um pouco superficiais mesmo para, quem sabe, darem o pontapé inicial na historia toda. Ainda que com seus comentários não tão positivos, a história pareceu interessante e, como você disse, para uma leitura rápida, acho que vale a pena dar uma chance ao conto.
    Bjs*.*
    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir