06/06/2016

Resenha: Caixa de pássaros - Josh Malerman


Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



"As crianças nunca viram o mundo exterior de casa. Nem pelas janelas. E Malorie não vê há mais de quatro anos."

Tudo começou com aquelas noticias que aparecem na internet e quase ninguém acredita, mas cada vez foi ficando mais frequente até que começou a passar na TV. Pessoas se suicidando ou matando umas as outras depois de verem alguma coisa fora de casa. 
Malorie é nossa personagem principal e sua historia é contada intercaladamente, em um capitulo lemos sobre ela atualmente na casa com seus filhos tentando se manter num mundo pós-apocalíptico e no outro morando com algumas pessoas e o grupo tentando se proteger no mundo fora de casa. Ai o caos começa:

Logo depois de alguns dias depois que esta gravida, sua irmã é vencida pela curiosidade e olha pela janela e acaba se suicidando. Malorie se vê perdida e não consegue mais falar com os pais, no jornal ela vê um anuncio de uma casa que esta servindo de abrigo e ela decide enfrentar o que tiver lá fora para manter-se si e seu filho vivos e seguros.

4 anos depois Malorie decide que esta no momento certo e pega seus filhos e decidem ir para um abrigo de barco, vendados usando apenas a audição das crianças e sua força para remar. 

"Hoje você vai ter que abrir os olhos. Ao ar livre."


O autor consegue escrever de uma forma que te prende do começo ao fim e em algumas partes eu ficava completamente agoniado e com muita vontade de entrar no livro e sair abrindo todas as janelas para poder ver oque tinha fora de casa. 

Fora esses momentos de agonia, eu comemorava quando eles conseguiam resultados em suas descobertas, mas não consegui me apegar muito com a personagem principal, tinha hora que eu tinha um leve faniquito com as atitudes da Malorie, mas depois eu refletia um pouco e imaginava como seria passar por uma situação dessa não seria nada fácil. 

A unica coisa que me fez não dar 5 estrelas para o livro foi o final, achei ele aberto demais e gostaria que tivesse uma continuação para eu poder saber oque aconteceu com a mulher, com as crianças, com muitas coisas.

Bom gente, espero que vocês tenham gostado da resenha e um beijo no <3 de vocês.





11 comentários:

  1. Uma pena esse final em aberto nesse livro. Criei muita expectativa e acabei me decepcionando um pouco. É um livro muito bom, bem envolvente mas tem muitas lacunas que não são preenchidas. Fora o fato de que não terá uma continuidade.
    4 estrelas pra esse livro que mesmo com esses pontos negativos eu ainda recomendo.

    Gostei bastante da sua resenha.
    Um abraço. Diego.
    http://merosdevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, Biel!
    Tenho esse livro há um tempinho, mas até hoje não achei tempo para lê-lo :( Parece ser fantástico! Espero gostar tanto quanto você e já estou louca com esse final haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?

    Gostei da premissa muito interessante mesmo, e confesso tenho esse livro, porém, até o presente momento não havia me interessado por ele. Parece agoniante e fico com medinho, mas, vou ler. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel, tudo bem?
    Acho que todos estão tendo a mesma impressão do livro, que o autor é genial, a história é incrível, mas que o final é aberto, deixando a explicação para a imaginação do leitor. Mesmo assim, confesso, não vejo a hora de ler, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muitos amigos e amigas por aqui amaram esse livro, eu por outro lado li algumas resenhas como a sua onde o autor delas pontuava sempre alguma coisa que os incomodou, e essa falta de empatia pela protagonista foi uma, e isso me desanimou muuito, não sei se o lerei um dia, mas quem sabe né?

    PS:Seguindo no insta, adorei as fotos.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie
    nossa, quero ler esse livro desde que lançou pois parece ser uma leitura super tensa, do jeito que eu gosto e essa capa está muito chamativa, sua resenha ficou ótima e bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse é um livro que morro de vontade de ler, esse suspense de não saber o que esta causando os suicídios deve preder o leitor durante toda a leitura, um apena que o autor tenha deixado o final muito aberto, mas em suma parece ser uma boa leitura *-* Vou anotar a dica.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Tenho muito interesse em ler este livro, todas as resenhas que leio dele são maravilhosas. Parece ser bem envolvente.
    Amei a sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    O lado ruim deste livro pra mim foi a lentidão, achei que em alguns momentos foi bem arrastado, e apesar de incomodo não achei assustador o livro. Talvez as expectativas estivessem muito altas e acabei me frustrando. Porém a trama é bem feita e o enredo muito bem construído.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir