13/05/2016

Resenha: Mosquitolândia - David Arnold


Após o inesperado divórcio dos pais, Mim Malone é arrastada de sua casa em Ohio para o árido Mississippi, onde passa a morar com o pai e a madrasta e a ser medicada contra a própria vontade. Porém, antes mesmo de a poeira da mudança baixar, ela descobre que a mãe está doente. Mim foge de sua nova vida e embarca em um ônibus com destino a seu verdadeiro lugar, o lar de sua mãe, e acaba encontrando alguns companheiros de viagem muito interessantes pelo caminho. Quando a jornada de mais de mil quilômetros toma rumos inesperados, ela precisa confrontar os próprios demônios e redefinir seus conceitos de amor, lealdade e sanidade. Com uma narrativa caleidoscópica e inesquecível, Mosquitolândia é uma odisseia contemporânea, uma história sobre as dificuldades do dia a dia e o que fazemos para enfrentá-las.

"Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem." 

Mary Iris Malone, mais conhecida como Mim, esta na aula e seu nome é anunciado para ir a sala do diretor. Antes de entrar ela ouve seu pai e sua madrasta falando que sua mãe não esta bem e que ela é forte e vai suportar. Quando Mim ouve isso ela chega ao seu limite depois de ter se mudado com o pai para morar com a madrasta e deixar sua mãe em outra cidade ela decide ir ver sua mãe. Ela foge e vai até a casa dela e pega algumas coisas, vai até o quarto do pai e de Kathy, acha a lata de dinheiro e nessa lata não tem só dinheiro, tem as cartas que ela deixou de receber de sua mãe misteriosamente. Então Mary está mais do que decida de pegar suas coisas, o dinheiro e as cartas, pegar um ônibus em Jackson, Mississippi até Cleveland, Ohio, numa viagem de 1.524 km de pura emoção e estranhices de Mary Iris Malone. 


"Sou uma coleção de esquisitices, um circo de neurônios e elétrons: meu coração é o dono do circo; minha alma, o trapezista, e o mundo, minha platéia. Parce estranho porque é estranho, e é estranho porque sou estranha."

Na sua viagem alguns personagens acabam sendo colocados na historia, como Arlene, a querida Dama da velha guarda. Carl, o motorista legal. O Homem Poncho e Caleb como vilões e os mais importantes que seguiram Mim durante a viagem Walt, um garoto incrível e super fofo que tem síndrome de down e o Beck, o 17C, Crush, Fotografo que mexe com o coração da jovem Malone. 

"Uma coisa só tem validade depois que é dita em voz alta."  

Meu nome é Gabriel Ribeiro, e eu não estou nada bem. Eu não consigo descrever muito esse livro em muitas palavras, já gastei quase todas fazendo a resenha e essa foi uma das que eu sentei e comecei a escrever e acabei quando eu menos esperava, simplesmente... fluiu. 

Mim é uma personagem encantadora, cega de um olho e tem uns problemas psicológicos, mas tem um coração e uma imaginação incrível. Ela passa uma parte do livro escrevendo no seu diário, em algumas cartas intercalando entre ações passadas e atuais e sempre ela chegava numa conclusão que passava uma mensagem. A vontade de ver sua mãe, a raiva de seus pais terem se separado a falta da sua Tia Isabel, tudo isso faz com que se recuse a tomar seu remédio, o abilitol. 

O David Arnold, aborda vários assuntos como a depressão, a amizade, o homossexualidade e a síndrome de down, pena que ele não abordou tanto o assunto do Walt. Não tenho nada para dizer o David, só abraçaria ele e diria "Please, Continue!" 

Mosquitolândia é um livro maravilhoso que fará você rir e refletir com Mary Iris Malone. 

"Meu Deus as pessoas estão erradas quando dizem que os olhos são a janela da alma. Janelas não provocam mudanças, apenas revelam o interior de alguma coisa."

Beijos <3

15 comentários:

  1. Ai, Biel! Eu adoro esse livro, li de repente, na sala de espera de uma clínica e, em menos de um dia terminei! É incrível como ele consegue nos prender e a Mim narra de uma forma tão nossa que nos sentimos como ela! Incrível. Adorei! Não há palavras mesmo.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Biel! Esse livro realmente parece ótimo e gostei da criatividade da resenha.
    "Me chamo Diego, e estou encantado pelo livro. Quero ler.

    =)
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Biel!
    Eu sou muito curiosa quanto a esse livro. Vocês comentam tão bem que tenho vontade de ler! Mas estou tão atolada de leituras que vai ficando só no desejo hahaha.
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, e fiquei curiosa para conhecer a Mim, a premissa me parece boa, especialmente pelos assuntos abordados, a depressão, por exemplo. Pretendo ler, obrigada pela dica!
    Estou seguindo suas redes, querendo, gostando, seja bem-vind@ ao meu cantinho.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  5. Olá, Biel!
    Que resenha fantástica! Adorei! O meu caso com esse livro é complicado. Ao mesmo tempo que quero ler, fico com o pé atrás. Mas depois dessa sua resenha com certeza lerei! Parece ser ótimo e cheio de lições! Adorei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tenho muita vontade de ler esse livro, pois a premissa é muito interessante para mim, fico curiosa para saber se a protagonista conseguirá reencontrar sua mãe e o que acontecerá nessa viagem.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    nossa, que linda sua resenha e agora só to mais curiosa ainda para ler, ganhei o livro de um amigo e quero ler desde que lançou, adorei a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente, que sacanagem, a menina vai pegar dinheiro para poder ir atrás da mãe e encontra cartas dela? Que pai é esse que esconde cartas da mãe da própria filha? Vi resenhas de gente que achou maravilhoso o livro, como foi o seu caso, e resenhas de gente que não curtiu, e ainda não consegui decidir se leio ou não.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Tenho um amigo completamente apaixonado por esse livro. Ainda não consegui fazer essa leitura mas to com uma expectativa muito positiva.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu li toda a resenha gostei do enredo e de como a personagem foge de tudo, mas esse título me deixou abismada, Mosquitolandia é bem inusitado! Mas só lendo para entender, vou anotar a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Quero muito ler esse livro. Gosto muito de livros que abordam a diversidade e falam sobre eles de um jeito simples e fácil.
    Está na minha lista de desejados já faz tempo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. apesar de ter achado a proposta teen demais pro meu gosto, fiquei curiosa com a história... creio que dava pra ler entre uma ou outra leitura mais densa...
    a capa dele é linda... fiquei curiosa do porquê do titulo...
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Oie, Biel, tudo bem? Tenho muita vontade de ler esse livro, mas to deixando ele lá no final da lista por enquanto porque são TANTOS livros socorro D:

    ResponderExcluir
  14. Hey Bieel! Tudo bem por aqui? Olha uma amiga fez a leitura deste livro e me indicou e vive me perturbando para fazer a leitura, mas sempre fico adiando, mas me pareceu ter uma ótima premissa. A capa é bem fofinha!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Eis um livro que está na estante e eu pretendo ler em breve, pela sua resenha pude perceber que a mim é alguém que eu amarei no momento em que conhecê-la. Temos muito em comum, especialmente a imaginação. Obrigada pela resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir