05/05/2016

Gêneros Literários: Young Adult (YA) e New Adult (NA)


Oi Pessoas, hoje eu vou começar uma coluna nova aqui no blog e o nome sera Gêneros Literários, o nome já explica tudo e os gêneros que vou falar hoje é  YOUNG ADULT o YA e o NEW ADULT o NA

Young Adult ou jovens adultos é uma literatura voltada para o mercado adolescente abrangendo pessoas de 14 a 21 anos. Esse tipo de literatura diferencia-se da infantojuvenil por abordar temáticas mais adultas.
 No YA como é popularmente chamado, os personagens principais são adolescentes vivendo os dilemas típicos dessa fase da vida, talvez seja por isso que o gênero faça tanto sucesso, já que representa bem o universo adolescente.
 A gama de temas abordados no YA é muito variada e podemos destacar a busca pela identidade, a descoberta da sexualidade, a depressão, o abuso de drogas, conflitos no relacionamento familiar, relacionamentos amorosos, status social, Bullying entre outros.

- Conflitos com a família.
- Traição entre amigos.
- Dúvidas com relação ao futuro profissional.
- Busca pelo primeiro amor.
- Personagens com autoestima baixa e complexo de inferioridade.
- Personalidade influenciável.
- Excesso de dramatização dos acontecimentos.
- Descoberta da sexualidade.

- Ambiente escolar (geralmente com rixas entre populares e nerds, e prática de bullying).



Esses são só alguns YAs que existem por esse mundão a fora. E esse é o gênero que eu mais leio/gosto. Se você conhece algum YA muito bom, comenta ai ;)


 São obras voltadas para jovens, em sua maioria entre 18 e 25 anos, que estão em fase de transição da adolescência para a vida adulta.

Esse público tem dilemas mais complexos do que os dos jovens adultos: a entrada em uma faculdade, a conquista da sua independência, o início da vida sexual e o aumento das responsabilidades.

Porém, assim como aconteceu com as obras YA, o termo New adult, passou a ser usado para definir não só essa faixa etária, mas todos os livros que possuem as temáticas citadas acima. Ou seja, de uma classificação de público, o termo acabou se tornando um “gênero”.


Por exemplo, não importa se os personagens de uma ficção científica possuem idades entre 18 e 25 anos. Ela é classificada apenas como ficção científica. Agora, se você está lendo um livro sobre dois jovens com essas idades, que se conhecem, se apaixonam e sofrem juntos… Isso sim é um NA.

– Personagens com idades entre 18 e 25 anos;
– Estudantes de universidades e/ou recém-formados;
– Jovens que vivem fora da casa dos pais (seja em apartamento/casa próprios ou no dormitório da faculdade), com certa independência financeira;
– Personagens com um histórico triste e/ou traumático (pelo menos um deles);
– Portanto, drama. Muito drama.
– Um romance que surge instantaneamente (ou, em raros casos, que vai se desenvolvendo durante a narrativa) e que de repente se tornam “tudo na vida” dos personagens;
– Cenas de sexo que vão além do simples “e foram para o quarto/no dia seguinte” (ou seja, passagens mais “calientes” e ricas em detalhes);
– Em muitas vezes casamento e/ou gravidez.


Claro, de vez em quando surge algum título que foge às regras, mas em sua maioria um New adult possui pelo menos três desses elementos combinados.


Eu raramente leio NA, porque é um gênero que não me chama muito a atenção, mas vejo que eles são uns sucessos e bastanteee gente lê.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado do post de hoje e que tenham conhecido um pouco mais sobre esses dois gêneros literários. 

Informação sobre NA: Cafe com bla bla bla

20 comentários:

  1. Ai, binhel, amo YA. <3 Já New Adult ainda não faz meu tipo HAUSHIAHS Quem sabe daqui uns anos... gostei do tipo de post, continue. s2
    beijão
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Biel!
    Adorei a nova coluna :D Entre YA e NA, prefiro os NA haha Estou dando mais chances para os jovens adultos e alguns realmente me marcam! Mas os NA ainda são queridinhos apesar de muitas estórias seguirem o mesmo rumo haha Adorei o post e as dicas!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem! Vai ajudar muita gente a tirar dúvidas. :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei disso, viu! Adorei a postagem porque eu me perco nessas classificações e me confunde muitas vezes.
    Espero mais dessa coluna.
    Abraço.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ~ Participe do concurso cultural do blog:
    goo.gl/bk9DeX

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Biel adorei a nova categoria e o post super bem explicado. Gostava mais de YA quando mais nova (ainda leio alguns e adoro), mas os NA são a minha praia agora. Uma pegada mais adulta.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem, muita gente confunde os dois e o post esclareceu bem as diferenças, eu particularmente prefiro o YA.
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Muito bom o post!
    Até mesmo os blogueiros ficam em dúvida, e com certeza conhecer mais dos Gêneros Literários vai ajudar mto.
    Eu sou fã demais de YA e NA, sao meus preferidos, entao consigo ver bem a diferença.
    Adorei os exemplos que usou, livros lindos demais.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Gostei dessa coluna e agora quero no meu blog tbm. Rsrsrs Desses livros eu ainda não li nenhum, mas gostei das escolhas.

    ResponderExcluir
  9. Olá adorei o post, ajuda a esclarecer muitas dúvidas a respeito desses novos gêneros literários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, Biel!

    Adooooooro os livros YA! Sim, ainda não cresci... ahahaha.
    Já dos NA eu não gosto tanto. Tem que ser uma história muito boa pra me ganhar, mas infelizmente, esses livros são todos mais do mesmo: pegação. rsrs.

    Ótimo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Biel também é cultura!!!
    Adoro os dois gêneros (me diga que gênero não gosto...rsrs)
    Eleonor e Prk, Zac e Mia, A culpa das estrelas que alem de ser NA é Silk-List, e tantos outros que aprecio e que se enquadram nestes gêneros. Ótima postagem!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Parabéns pelo post! Ficou bem completo e detalhado! Como sou fã dos dois gêneros não encontro problemas em diferenciá-los, mas sei que muitos leitores ainda se confundem e têm dúvidas sobre como identificar a obra e tenho certeza que o seu post ajudará a muitos!
    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola! Meu gênero preferido é o New Adult apesar de estar deixando um pouco de lado e lendo outros livros de outros gêneros haha! Belo Desastre é meu xodooo!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Confesso que não faz muito tempo que descobri o significado dos dois gêneros. O post ficou muito completo e trouxe até coisas que eu nem sabia. Muito bom! Parabéns :)

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Acho uma boa esta nova coluna do seu blog. Muitas pessoas não se ligam de que existem estas divisões nos estilos literários. Particularmente gosto muito de NA por estar nessa fase da vida...
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi. Que coluna bacana, sempre bom estudar e debater sobre gêneros, principalmente no meio de blogs literários em quem alguns, não todos, blogueiros fazem certa confusão. E eu gostei muito de sua postagem, acho que a melhor que já li por aqui, pois explicou muito bem o que tento dizer nas quando leio algumas resenhas de New adult e YA, como tem uma faixa etária específica e eu já passei dela e já li muita coisa relacionada a essa faixa etária outrora, significa que agora quero coisas novas, e as pessoas interpretam, como preconceito. Imagina se vou passar a vida inteira comprando livro para uma faixa etária que não tenho?
    Eu me senti profundamente feliz com sua postagem, espero que muita gente leia.

    ResponderExcluir
  18. Eu não sou uma pessoa muito fã de categorizar os livros, especialmente porque os livros geralmente englobam mais de uma classificação. Por exemplo na descrição de Fangirl, por ser faculdade estaria fora do YA e seria NA, mas pelo conteúdo mais "inocente seria mesmo YA, contudo pelas situações engraçadas poderia ser tb classificado com chicklit rs.
    MAs adorei o post ^^ É bom ver mais sobre o tema e tentar entender mais ^^
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. Achei muito legal você começar essa coluna pra falar sobre os gêneros. É importante que as pessoas conheçam mais sobre o que estão lendo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Biel!
    Adorei a ideia da coluna! Fiz uma postagem semelhante no blog uns tempos atrás. Desses dois gêneros, prefiro NA. Mas te indico um YA maravilhoso: A Extraordinária Garota Chamada Estrela <3
    Abraços!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir