27/04/2016

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Sinopse 

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

"Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada. A não ser tocá-la. A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz."

Eleanor é a adolescente diferentona por conta do seu cabelo ruivo meio indomável e seu jeito de se vestir, meio punk e usando roupas largas, fazendo com que muitas pessoas reparassem nela. Park é o mestiço, sua mãe é coreana e o pai americano, ele não é popular, mas é conhecido o suficiente para que as pessoas não enchessem o saco. 

O livro começa com Eleanor no ônibus para ir ao primeiro dia de aula, ela acabou de se mudar para morar com a sua mãe então terá uma nova escola, amigos e etc. No ônibus ela procura um lugar para se sentar mas ninguém cede um lugar e ainda zoam com ela, mas Eleanor acaba encontrando um lugar do lado de Park, o garoto apenas se afasta e implora para a aluna nova não querer conversar, mesmo ele ouvindo a zoação com a garota apenas fica quieto. 

E com o passar dos dias Eleanor continua pegando o ônibus e se sentando do lado de Park, mas ele esta sempre com seus fones de ouvido e lendo seus gibis, enquanto ele lia a garota acabava acompanhando a leitura também, bem disfarçadamente, mas um dia Park acaba percebendo e começa a ler mais devagar para ela conseguir acompanhar a leitura também. Com o passar das leituras no ônibus, Park decide emprestar alguns gibis para ela deixando sobre o banco e ela lia a noite e devolvia no outro dia e já pegando mais alguns com o garoto. Até que um dia Park decide puxar assunto com Eleanor  e eles começam a se conhecer melhor e deixam de ser estranhos um para o outro e ai começa nossa historia. 

“- Por que você gosta de mim? 
- Não gosto de você – ele disse. - Eu preciso de você."

Bom, vamos falar desse livro que eu tava com expectativas lá no alto e foram quase superadas. Eu gostei do livro, maaaas tem algumas coisas que eu não gostei e vamos começar por elas. Muitas vezes Eleanor era chata para caramba e mais para o final do livro só pensava naquilo (emoji de lua) enquanto o coitado do Park sofria. Eu achei que precisava ser contado um pouco mais sobre Eleanor ter sido expulsa de casa. E achei que o final poderia ser um pouquinho mais explicados. 

Agora os pontos positivos: O livro não é só mais um romancezinho, a Eleanor passa por bastantes problemas em casa, seu padastro bate na mãe, o bullying e os "certos padrões de beleza". Ela passa por várias coisas em casa, a família dela passa por uma situação bem precária, na casa dela mora o seu Padastro, a Mãe, ela e os 3 irmãos e falta muita coisa, roupas, comida e atenção. E também tem tudo oque ela passa na escola.

Por conta desses vários problemas que os personagens tem deixam a historia bem real e trazendo mais para realidade, e me fez gostar mais ainda <3

E quando o casal se forma podemos ver o amor verdadeiro um com o outro, Park fazendo de tudo para estar com Eleanor e Eleanor fazendo de tudo para estar com Park.

Bom gente, essa foi a resenha de hoje e eu espero que vocês tenham gostado. Beijos <3 








16 comentários:

  1. Esse livro é um amorzinho, só o final que não curti tanto. Mas sua resenha ficou ótima, adorei *-*

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
  2. É bacana ver tua resenha sendo que tuas impressões foram tão contrárias as minhas, entendo o que vc sentiu, mas não senti nada parecido.
    Achei durante a leitura Eeleanor um tanto egoísta e chata, o que não ajudou a me fazer criar empatia por ela. Aí, com um final daqueles, queria tacar a guria na parede de tanta raiva dela! kkkk
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooh Alice, pena que nossas impressões não bateram </3

      Excluir
  3. Não sou muito fã de romances, vou confessar, mas o livro me chamou a atenção. Se eu criar coragem, o lerei -haha-.

    Beijos.

    myuniversoparticular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, eu estou doida pra ler esse livro!
    Já tenho aqui, só não tive tempo mesmo.
    Mas lerei em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Sempre vejo várias pessoas indicando essa obra e uma amiga minha simplesmente ama a Raibow Rowell mas eu não consigo me interessar por esse livro, nem sei ao certo por qual razão. Sabe quando tu lê a sinopse e olha a capa e ela não te chama a mínima atenção? Esse é o meu caso com esse livro. Fiquei curiosa apenas para saber o que acontece no final para ele ser considerado meio decepcionante.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  6. Vou ter de confessar que a premissa do livro não me atraiu de primeira justamente por parecer "mais um romancezinho". A sua resenha me fez ver que tem muito mais história por trás do tal romance. Gostaria de poder me aprofundar na história da garota, que parece ser o drama central do livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a capa desse livro bonita e delicada na medida, o enredo também é na medida, traz muito do universo juvenil e é curioso, tenho muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou apenas lágrimas com esse livro, honestamente. A história dos personagens toca fundo no coração. A única coisa que me decepcionou mesmo foi o final. Queria mais detalhes, sabe?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gabriel, nunca li nada da autora, mas só escuto maravilhas sobre.
    A história não parece ser nada incrível, mas é bem legalzinha.
    Gostaria de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi, menino!
    Eu ri com "Eleanor é a diferentona" kkkkkk.
    Em todas as resenhas que li sobre o livro as pessoas diziam que essa garota é chata.
    E inicialmente até queria ler a história, mas acabei perdendo a vontade. Mas que bom que ela trouxe mensagens boas para você.

    Abraço =)
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu achei meio nonsense as últimas páginas… coisa assim, tipo… as 4 páginas finais. Só achei que teve um mimimi desnecessário, sem sentido. Tipo, bem clichê mesmo. Passando um rodo em toda a força que o casal tinha. Parecia até que tinha mudado de livro haha… Mas o final ainda assim foi bom.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu adorei a leitura apesar de alguns pontos, tenho uma amiga que odiou pelos mesmos motivos que adorei ahahha gosto é gosto, muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir