04/02/2015

Como escrever um livro (pt 2)



Olá leitores! Como vão? Então, como prometido, trouxe a segunda parte da matéria de como escrever um livro. Quem ainda não leu a primeira parte pode conferir aqui
Bom, quando você está terminando seu livro (ou já tem ele pronto) começa a pensar no próximo passo, que seria lançar. Aliás, o sonho de todo escritor é poder lançar seus livros, não é? Acontece que muitos não sabem exatamente como fazer isso. Nesse post vou esclarecer algumas dúvidas, e vocês podem perguntar a vontade nos comentários também. :)

#1: Procure uma editora. 
Pode ter uma na sua cidade, ou numa cidade próxima, isso depende. Fale com seus pais, pergunte e se informe. Se não tiver nenhuma editora na sua cidade, você pode falar com algumas pelo Facebook, por e-mail, assim vai. O importante é encontrar uma e ir atrás. 

Quando você achar uma editora, ela vai ler seu livro, corrigir e ajeitar algumas partes. Também vai fazer um orçamento (em torno de R$ 1.000,00, depende da editora e de outras coisas). Aí, você já tem que ter uma capa em mente, pois o próximo passo é esse. (Lembrando que estou falando do jeito que eu fiz o meu, mas cada editora é diferente). Então, é basicamente isso: uma revisora irá ajeitar o livro, depois o designer vai cuidar da capa, orelha, detalhes da página, etc. E aí é a gráfica, que geralmente é a parte mais demorada (tenha paciência, pois pode demorar vários meses). 
Ah, e você deve decidir o dia do lançamento logo para começar a divulgar. Fale com a editora para sugestões. A dica é que prefira lançar quando tiver algum evento na sua cidade, tipo uma feira do livro ou algo assim, pois o público aumenta bastante. ;)

#2: Divulgando. 
Então, alguns meses antes do lançamento é hora de divulgar. Você pode ir na rádio da sua cidade e no jornal também. Pode criar até folders e distribuir para algumas pessoas, é uma boa ideia. Outro meio que ajuda é o Facebook, pois nele você pode criar grupos/eventos e avisar as pessoas. Porém, esteja ciente que a divulgação é muito necessária se você quer vender bem e ganhar reconhecimento.

#3: O lançamento.
Após todos esses passos está na hora de lançar. E, quando chega o dia... É uma sensação indescritível. Faça com que o lançamento seja muito legal para as pessoas presentes. Você pode fazer vídeos (booktrailers é uma boa ideia), pode fazer marcadores de brinde, entre outras coisas. Não esqueça de caprichar no autógrafo e na foto! Huhuahuha. 

Então, é isso. Espero ter ajudado um pouquinho, e se vocês tiverem alguma dúvida é só me perguntar. Lembrando que a única coisa que não pode é ficar parado, esperando as coisas acontecerem. É, tem que ir atrás. Pode ser que você não consiga na primeira vez, mas não desista! :D

Beijos,

Lau.

4 comentários:

  1. É uma pena que a literatura nacional seja tão desvalorizada. Infelizmente
    tenho visto a luta de alguns autores em busca por um selo com o preço
    acessível e é bem difícil.

    Adorei as dicas, para quem está pensando em escrever e publicar algo é de grande ajuda.

    Seguindo aqui...Abraços.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/resenha-origem-da-rosa-beleza-de-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, também penso isso. É uma pena mesmo. :(
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Abraços :)

      Excluir
  2. Ainda é difícil, principalmente aqui no Brasil, publicar um livro. Mas acho que não devemos desistir de nossos sonhos, não é mesmo? Suas dicas estão aí para isso, para ajudar alguém a construir seu sonho. Parabéns pela iniciativa!

    Eu adoro escrever histórias, mas eu não pretendo publicar um livro, não agora. É claro que seria ótimo, mas acho que ainda não estou preparado.

    Se puder, dá uma passadinha lá no blog. Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é bem difícil, mas quando é um sonho... Temos que ir atrás mesmo. Fico feliz em poder ajudar, que bom que gostou das dicas, obrigada!
      Beijos! :)

      Excluir