18/11/2014

Resenha: A menina que roubava livros

Sinopse - A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak 

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.


Resenha:

Durante sua passagem pela Alemanha recolhendo almas, a Morte encontra Lisel Meminger, enquanto seu irmão mais novo esta sendo enterrado o coveiro deixa cair "O Manual do Coveiro". Ela é levada para uma cidadezinha onde e adotada por uma nova família Hans e Rosa Hubermann são seus novos pais, com seu novo pai ela aprende a ler e escrever e vai á escola com seu vizinho e melhor amigo Rudy.

A morte narra os quatro anos em que se "encontrou" com a garota, nesses quatro anos ela roubou muitos livros, e aprendeu com ele, escondeu um judeu no porão de sua casa bem na Segunda Guerra Mundial, viu também que por onde Hitler passava deixava sua marca que na maioria das vezes eram bombas e muita morte.

"Uma ideia bonita:
 Uma, roubava livros.
 O outro, roubava o céu"



Esse livro e realmente perfeito, amo demais e ele, tentei ler ele em uma semana mais não consegui, mas li bem rápido pra fazer a resenha pra vocês :)
O livro e muito bom mas eu acho que quando eles falassem alemão devia ter a tradução do lado, alguns tinham mais eu acho que todo deveriam ter, a escrita e muito boa, mesmo não tendo estudado ainda sobre a Segunda Guerra Mundial e sabendo quase nada sobre Hitler eu entendi bem o livro sem nenhuma dificuldade. Achei o filme filme fiel ao livro cortando poucas partes, algumas não muito importantes, mas acho que ficaria legal no filme.


Outra coisa que eu acho muito legal e quando Lisel ia ler os livros que Max fazia mostra no livro, os desenhos, a letra de Max eu achei isso muito legal isso no livro.
Gostei muito da escrita do Markus Zusak espero ler os outros livros dele.

Recomendo o livro para todos!!! 


41 comentários:

  1. Parabens pela resenha, conseguiu representar bem o que é o livro, que diga-se de passagem é otimo :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    O Leo ta aqui, no comentário antes do meu *____* enfim, vamos lá! Sem palavras para descrever esse livro, eu lia sem parar, até de madrugada, freneticamente, por que A menina que roubava livros, é A menina que roubava livros <3 sua resenha representou bem o livro, parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliscia,
      Esse livro não tenho palavras para descreve-lo, ele e muito perfeito, quando acabei deitei e não parei de chorar rs.

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Gabriel, já li esse livro e gostei muito, é uma história inesquecível. Muito boa sua resenha.
    Participe das promoções do blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marijileite, ele e realmente inesquecível!!!

      Abraços!

      Excluir
  4. A menina que roubava livros é um dos meus livros favoritos. Um livro que além de contar um pouco de história, emociona e mostra a importância da leitura na vida das pessoas.

    Muito boa a resenha, fala com clareza a profundidade da história. Amei! <3

    Thai

    http://aroma-de-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai,
      A menina que roubava livros sem sombra de dúvidas e meu livro favorito, ainda mais para nos leitores mostra (vou repetir oque você falou) a importância da leitura e nos incentiva a ler mais e mais,

      Abraços!!

      Excluir
  5. Faz um bom tempo que eu quero ler esse livro, um bom tempo MESMO! Ia comprar mês passado, mas minha tia ligou dizendo que comprou ele pra mim e até agora não enviou.. Não posso comprar um livro que vou ganhar, mas ainda não o ganhei fisicamente, COMO LIDAR???
    Assim que terminar vou logo avisando que venho aqui novamente pra falar contigo sobre ele, porque infelizmente o mundo achou não bastava eu nascer amando livro, eu tinha que nascer forever alone pra não ter com quem falar dos livros que leio, :-( triste..
    Estou te seguindo aqui, e criei um blog recentemente, quando puder dá uma passada lá!

    Beijos!
    Rayanna Lucylle
    www.artigo2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayanna,
      Sua historia já pode virar novela rsrs, brincadeira. Acho que pra você não ficar nessa ansiedade toda começa a ler em pdf ai quando o livro chegar você começa a ler na parte que parou ou começa a ler de novo e liga pra sua tia cobrando rsrs.
      Eu sei oque e isso, antes eu tinha poucos amigos que liam, mais ai graças a internet conheci pessoas ótimas com os mesmos gostos literários que eu ;) Muito sucesso para o seu blog!!

      Abraços

      Excluir
  6. Eu não consigo querer ler esse livro. Todos que leem gostam, mas eu tenho essa impressão de que eu não vou gostar. Também nunca vi o filme. Eu acho que é porque todos falam que ele é ótimo aí a expectativa fica lá em cima, então tenho medo de que quando for ler não achar lá 'essa' coisa toda, e isso já aconteceu algumas vezes.
    Mesmo assim foi uma ótima resenha.
    Bjs.
    http://heybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela,
      Eu te garanto que você vai gostar do livro e do filme os dois são muito bons, acho que as vezes vai do gosto da pessoa não gostar do genero ou até mesmo da escrita do autor e também as pessoas colocam uma baita pressão e as vezes você não acha que e tudo aqui que falaram.

      Abraços!!!

      Excluir
  7. Ainda quero ler esse livro. Já li outro dele - A Garota Que Eu Quero - e gostei bastante. Mas como esse é seu principal livro e já assisti o filme e amei, quero muito ler. Só estou sem tempo e muitos outros livros antes para ler. Parabéns!!!

    http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina,
      Você leu o livro que eu quero ler e eu li o livro que você quer ler rs, acho que você vai gostar igual você gostou da A Garota que eu quero, mas quando você tiver tempo leia ele e muito bom!!

      Abraços!

      Excluir
  8. Eu amo esse livro! Sem tirar nem por, sério!
    Acho a história super envolvente e os personagens perfeitos <33
    Também achei o filme super fiel!

    Beijos,
    Mar!
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela,
      O livro e realmente perfeito, se eu pudesse não mudaria quase nada no livro.

      Abraços!

      Excluir
  9. Já tentei ler esse livro 2 vezes, mas não consegui. Apesar de muitos amarem o livro, eu realmente não gostei, até doei meu livro, rs.
    Mas sua resenha está ótima, parabéns.
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz,
      Eita caso grave então, isso acontece mesmo com algumas pessoas, eu quase doei o meu As vantagens de ser invisível.

      Abraços!

      Excluir
  10. Adorei sua resenha! Dá uma passada lá no mue blog, comecei a pouco tempo: http://canecaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca li esse livro, mas adorei a resenha :D

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,
      Se você nunca leu ou viu o filme, leia e assista os dois são muito bons!!

      Abraços!

      Excluir
  12. Oii Biel tudo bem?
    Li esse livro em 2012, não tive nada contra o drama e guerra naquele momento, essa leitura me conquistou, me apaixonei pela Liesel, Max e Rudy <3 Quando assisti o filme no cinema chorei litros haha Os atores do filme eram excelentes até apaixonei pelo Max ai <3 Gostei de sua resenha!!
    Fique com Deus! Aguardo sua visita em Doce Literário *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Esse livro e daquele que tem ler ele mais de uma vez rsrs. Como não se apaixonar pela Liesel, Rudy, Rosa, Hans e Max? Rsrs. O filme e muito bom, mas prefiro o livro rsrs

      Abraços!

      Excluir
  13. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas tenho medo de chorar com o final! Sei que ficarei desolada, então venho deixando o mesmo na minha estante, porém ele vem me chamando há algum tempo já!
    Parabéns pela resenha e pelo blog! Sucesso : D
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      PARA TUDO E LEIA ESSE LIVRO RSRS. E normal você chorar no final de certos livros, o final e mesmo tenso rsrs, deixe que ele te chame de corpo e mente e leia ele rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  14. Meu primeiro contato com o livro eu não tinha entendido perfeitamente bem e por este motivo eu quero ler de novo. Li um pouco novinha demais, então está mais do que na hora de ler novamente. Adoro livros que retratam sobre a Alemanha, A Segunda Guerra e este mundo que me deixa tão curiosa. Fico muito feliz que tenha gostado do livro e parabéns pela resenha, se expressou-se muito bem :D.
    Beijos e muito sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irisvanda,
      Eu fui assim também com alguns livros tive que ler o livro novamente porque era muito novo e não entendia direito oque o livro queria passar, esse foi o primeiro livro que eu li que se passa na Alemanha e na segunda guerra, espero ler outros, Obrigado ;)

      Abraços!

      Excluir
  15. eu simplesmente devorei esse livro, gostei mt da sua resenha http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur,
      Eu quase devorei ele também, so não devorei ele porque estava sem tempo então tinha que ler ele só quando dava rsrs. Obrigado ;)

      Abraços!

      Excluir
  16. Olá, Gabriel
    Sabe que eu nunca li esse livro, mas não foi por falta de incentivo. Minha tia tem esse livro, a esposa do meu tio também tem, e um dos meus melhores amigos também, mas, mesmo assim, nunca o li, haha. Uma vez eu até comecei, mas apareceram leituras melhores e eu o abandonei. Ainda espero lê-lo um dia.
    Abraços, sucesso com o blog!
    www.acampamentodaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleydson,
      Você não leu por falta de oportunidade mesmo hein?! Rsrs, quando você puder leia!

      Abraços!

      Excluir
  17. Sempre quis lê-lo, mas ainda não comprei. Adoro a história da Segunda Guerra apesar de ser muito triste. Liesel é muito fofa! ^_^

    http://blogfloreando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Virgínia,
      Quando você tiver a oportunidade de compra-lo compre o mais rápido possível rsrs, a Liesel e muito fofa mesmo *~~*

      Abraços!

      Excluir
  18. Esse livro foi super difícil pra eu ler! Eu li em 2007, acho que já tinha um ano que ele havia sido lançado no Brasil. eu ia fazer 15 anos na época e achei super denso! Eu chorava demais, de soluçar. Ano passado eu fiz uma releitura para poder acompanhar o filme outra vez e é super engraçado como a mente da gente vai mudando... me senti super diferente... e como já sabia o final, a cada cena de uma determinada pessoa, eu ficava angustiada, esperando o momento que acontece tais fatos, hahahaha. Tentei não dar spoiler, mas acho que não rolou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ary,
      Você leu quando ia fazer 15 anos?!?!?! Quanto tempo rsrs. Isso mesmo, com o tempo a mente da gente muda rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  19. Oi, Biel! Tudo bem?

    Rapaz, adorei ler A Menina que Rouba Livros e confesso que lendo a sua resenha, me deu vontade de ler novamente! Hehehehe :D

    Parabéns pela resenha! :)

    Abração!
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,
      Obrigado rsrs, leia de novo e faça uma resenha no seu blog, vou ser o primeiro a comentar rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  20. Olá tudo bem?
    Eu já li e não gostei desse livro, mas como disse o amigo acima, sua resenha também me deixou com vontade de ler novamente!
    Abraços \o/
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com.br
    Amei seu blog e já estou seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius,
      Leia novamente, quem sabe não muda de opinião rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  21. Olá Gabriel. Gostei muito da sua resenha. Parabéns. Só queria lhe sugerir pra alterar a cor da letra nos comentários pois a gente mal consegue ler. Ainda não consegui ler o livro mas assisti ao filme. Gostei muito. O livro deve ser melhor pois trás mais detalhes. Abraços e se puder dar uma olhadinha no meu blog agradeço. Verdades de Um Ser em http://verdadesdeumser.com.br

    ResponderExcluir
  22. TOP!
    Um dos melhores que já lii...

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Gosto do livro "Eu sou o Mensageiro" do mesmo autor. Acho que é assim o nome do livro.

    http://futuroerealidade.blogspot.com.br/2015/01/sintese-sobre-o-artigo-panorama-do.html

    ResponderExcluir